06/04/2017 às 19h03min - Atualizada em 06/04/2017 às 19h03min

Caso de fraude em pesquisa de audiência: Funcionário da emissora de TV se retrata

da Nova TV
por Wendel Guadelupe

    Na quarta-feira (05), a Nova TV com o propósito de proferir a lisura entre os meios de comunicação e manter a concorrência leal entre as empresas que operam no meio de programação televisiva no município de Nova Friburgo, publicou um conteúdo jornalístico que denunciava Fraude em pesquisa da emissora de TV, fato este comprovado pelo Responsável do Instituto Pesquisa e Treinamento através de contato telefônico e documentos recebidos pelo setor jurídico da emissora.

    Diante de tal fática, o departamento jurídico na Nova TV foi procurado pela emissora de TV nomeada como “TV Zoom” esclarecendo os fatos, afirmando que a conduta foi cometida por um funcionário do canal de televiso que trabalha na emissora há muitos anos, alegando ainda que a pesquisa não tem relação alguma com aferição de audiência e sim um programa voltado a  certo segmento cliente satisfeitos, envolvendo somente o departamento interno,  desta forma não envolvendo outro veículo de comunicação sequer.

   Ademais , na tarde desta quinta-feira(06) o funcionário  Rodrigo Panaro o qual assumiu tal conduta enviou nota se desculpando e esclarecendo os fatos, segue o trecho da nota:

“ Em virtude do ocorrido ontem, em relação à pesquisa realizada pela IPP, estou entrando em contato com você, primeiramente, para pedir minhas sinceras desculpas. Acho que cabe a mim, neste momento, enviar esta mensagem em consideração a você e aos seus funcionários. Soube que o fato gerou um sério descontentamento de sua parte e da parte dos profissionais da sua emissora. Gostaria de esclarecer que os dados não foram publicados oficialmente pela TV Zoom(...)

Por esta razão, enviei a TODOS os contatos que haviam recebido a minha mensagem, a mensagem abaixo:                       

Em virtude de envio efetuado por mim de dados referentes ao “PROGRAMA DE QUALIDADE CLIENTE SATISFEITO”, realizado pela empresa IPP Treinamento Empresarial, cabe esclarecer que:

 O estudo é uma simples avaliação de satisfação do público em relação a empresas dos mais diversos segmentos de mercado, incluindo o mercado de TV local, não constituindo, portanto, pesquisa de audiência. Inadvertidamente, classifiquei o estudo como pesquisa. No Brasil, este tipo de pesquisa só é realizada pelo Ibope, e geralmente é medida em tempo real.

Ao ter acesso aos relatórios enviados via e-mail pela empresa IPP, tomado por grande sentimento de entusiasmo, ainda que sem o conhecimento da diretoria, tomei a iniciativa pessoal de enviar os dados a alguns contatos pessoais via mensagem privada, com o único objetivo de compartilhá-los com aqueles que, de alguma forma, nos ajudaram a obter um excelente índice de satisfação. Entre eles, cerca de 10 pessoas: clientes, amigos e companheiros de equipe.

Em nenhum momento o objetivo foi prejudicar qualquer empresa de comunicação do segmento. Peço sinceras desculpas se causei qualquer incômodo ou prejuízo.

O segmento de TV local em Nova Friburgo, representado por TODAS as emissoras, tem grande audiência, algo peculiar da nossa cidade, já que em outros municípios tal força não se manifesta com os canais por assinatura locais. Acredito que cada emissora de TV local tenha a sua própria audiência, e que juntos podemos vencer o nosso maior inimigo em comum: a migração de nossos telespectadores para outras mídias. Quanto melhor for a qualidade da programação das TVs locais, maior será o número de pessoas com acesso a estes canais.                       

Peço desculpas mais uma vez, extenda elas aos seus funcionários, meus colegas de profissão. Espero que não fiquem ressentimentos da parte de vocês... abs!!”

    Há que se ressaltar que a “pesquisa” não se limitou aos dez usuários como citado, mas por meio de compartilhamentos através de rede social alcançou diversos internautas, inclusive empresários do município de Nova Friburgo.

    O departamento jurídico da Nova TV considera encerrado o caso, lamentando o ocorrido.  Por fim, agradecemos aos milhares de telespectadores e internautas que se solidarizaram com a emissora. Nova TV. Nossa Força. Nossa voz.

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